DÚVIDAS FREQUENTES – SEI


 

 

Dúvidas Frequentes: (clique para ir até a resposta):

1. Como solicitar o cadastro de um novo servidor no SEI INTERNO?

2. Como solicitar uma nova senha de acesso ao SEI INTERNO?

3. Como alterar o e-mail cadastrado de um servidor no SEI?

4. Como excluir o acesso de um servidor que não faz mais parte do setor (aposentado, exonerado, devolvido etc.)?

5. Como alterar o acesso de um servidor que já tem cadastro no SEI mas que mudou de lotação (setor)?

6. Como criar um novo setor no SEI?

7. Como cadastrar o e-mail do setor no SEI (para liberação externa ou envio de e-mails)?

8. Como cadastrar um servidor no SEI EXTERNO?

9. Como cadastrar terceiros (fornecedor, advogado etc.) no SEI EXTERNO?

10. Como disponibilizar um processo para ser consultado por um USUÁRIO EXTERNO (fornecedores, advogados, terceiros etc.).

 

 

Respostas: 

 

1.     Como solicitar o cadastro de um novo servidor no SEI INTERNO?

Conforme orientações do Memorando Circular de padronização de solicitações do SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES - SEI (processo SEI nº: 00610592.000010/2020-13), para solicitar o cadastro de um novo servidor no SEI INTERNO é preciso:

1-Iniciar um processo no SEI do tipo: ACESSO AO SISTEMA: SEI E SIP

2- Inserir um memorando solicitando o cadastro do servidor, que deve ser assinado pela chefia direta ou pelo RH da unidade, informando os seguintes dados:

- NOME COMPLETO

- CPF

- MATRÍCULA (caso tenha)

- CARGO (de assinatura)

- SETOR (que irá trabalha no sei, pode ser mais de um setor)

- E-MAIL PESSOAL

3. Enviar o processo para o setor SESAP – UGTSIC – SEI.

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2.     Como solicitar uma nova senha de acesso ao SEI INTERNO?

Existem duas formas de gerar uma nova senha de acesso ao SEI.

1ª PELA INTRANET DO ESTADO

- Caso tenha acesso à intranet do estado basta acessar o seguinte link: http://sistemas.intranet.govrn/AlterarSenhaAD/

- Selecionar SECRETARIA DE SAUDE PUBLICA – SESAP na opção “ESCOLHA O SERVIDOR DE ACTIVEDIRECTORY”, digitar seu CPF (somente números) na opção CPF e clicar em “GERAR NOVA SENHA”.

- A nova senha é enviada automaticamente para o e-mail cadastrado.


2ª PELO PORTAL DA UGTSIC

- Caso não tenha acesso à intranet do estado, acesse nosso portal pelo link: https://gti.saude.rn.gov.br/.

- Procure a “ÁREA SEI – SESAP/RN” e clique no ícone “SOLICITAR NOVA SENHA DO SEI INTERNO RN”.


- Preencha as informações solicitadas e clique em enviar.

- A senha não é gerada automaticamente, o atendimento será realizado por um dos nossos servidores que irá gerar uma nova senha e encaminhar para o e-mail cadastrado conforme a demanda de atendimento do setor.

- Caso o servidor não tenha mais acesso ao e-mail cadastrado, solicitar a atualização do e-mail conforme indicação abaixo.

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3.     Como alterar o e-mail cadastrado de um servidor no SEI?

- Acesse nosso portal pelo link: https://gti.saude.rn.gov.br/.

- Clique no ícone “SOLICITAR SUPORTE DE INFORMÁTICA”.


- Preencha as informações solicitadas.

- Na opção “QUAL EQUIPAMENTO OU SISTEMA ESTÁ COM PROBLEMA? ”, marcar a caixa SEI.

- Incluir na DESCRIÇÃO: NOME COMPLETO, CPF, NOVO E-MAIL do servidor e se a alteração é no SEI INTERNO ou EXTERNO, em seguida clique em enviar.  

- Caso também necessidade de uma nova senha para acesso ao SEI INTERNO, especificar essa solicitação na DESCRIÇÃO.

- Quanto mais informações forem fornecidas na DESCRIÇÃO mais rápido e mais efetivo será o atendimento.

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4.     Como excluir o acesso de um servidor que não faz mais parte do setor (aposentado, exonerado, devolvido etc.)?

Conforme orientações do Memorando Circular 00610592.000010/2020-13, a solicitação para a retirada de acesso de um servidor ao SEI INTERNO é de responsabilidade do setor em que o servidor estava lotado, para isso é preciso:

1-Iniciar um processo no SEI do tipo: ACESSO AO SISTEMA: SEI E SIP

2- Inserir um memorando solicitando a exclusão do servidor, que deve ser assinado pela chefia direta ou pelo RH da unidade, informando os seguintes dados:

- NOME COMPLETO

- CPF

- SETOR QUE O SERVIDOR DEVE SER RETIRADO

3. Enviar o processo para o setor SESAP – UGTSIC – SEI.

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5.     Como alterar o acesso de um servidor que já tem cadastro no SEI mas que mudou de lotação (setor)?

1-Iniciar um processo no SEI do tipo: ACESSO AO SISTEMA: SEI E SIP.

2- Inserir um memorando solicitando a mudança de setor do servidor, que deve ser assinado pela chefia direta ou pelo RH da unidade, informando os seguintes dados:

- NOME COMPLETO

- CPF

- NOVE SETOR QUE O SERVIDOR DEVE SER ACESSO

- ANTIGO SETOR QUE O SERVIDOR DEVE SER RETIRADO

3. Enviar o processo para o setor SESAP – UGTSIC – SEI.

- Lembramos que caso seja necessário os servidores da SESAP/RN podem ter acesso a mais de um setor no SEI.

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6.     Como criar um novo setor no SEI?

1-Iniciar um processo no SEI do tipo: ACESSO AO SISTEMA: SEI E SIP.

2- Inserir um memorando solicitando a criação do setor, que deve ser assinado pela COORDENADORIA ou DIREÇÃO GERAL DA UNIDADE, informando os seguintes dados:

- JUSTIFICATIVA PARA A CRIAÇÃO DO SETOR

- NOME DO SETOR

- SIGLA DO SETOR

- DADOS DO RESPONSÁVEL PELO SETOR

·         CASO JÁ SEJA CADASTRADO NO SISTEMA:

- NOME COMPLETO E CPF

·         CASO NÃO SEJA CADASTRADO NO SISTEMA:

- NOME COMPLETO, CPF,  MATRÍCULA , CARGO (de assinatura) e E-MAIL.

 3. Enviar o processo para o setor SESAP – UGTSIC – SEI.

4. A solicitação será analisada, para que seja verificada a necessiade de criação de um novo setor ou se já existem setor na hierarquia da unidade com a mesmo função.

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7.     Como cadastrar o e-mail do setor no SEI (para liberação externa ou envio de e-mails)?

- Acesse nosso portal pelo link: https://gti.saude.rn.gov.br/.

- Clique no ícone “SOLICITAR SUPORTE DE INFORMÁTICA”.


- Preencha as informações solicitadas.

- Na opção “QUAL EQUIPAMENTO OU SISTEMA ESTÁ COM PROBLEMA? ”, marcar a caixa SEI.

- Incluir na DESCRIÇÃO: NOME COMPLETO DO SETOR, SIGLA DO SETOR NO SEI e o E-MAIL DO SETOR, em seguida clique em enviar.

- Quanto mais informações forem fornecidas na DESCRIÇÃO mais rápido e mais efetivo será o atendimento.

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8.     Como cadastrar um servidor SEI EXTERNO?

Passo a passo para a realização de cadastros externos de servidores:

1 - O cadastro deve ser realizado pelo próprio servidor ou pelo RH da unidade  acessando nosso portal pelo link: https://gti.saude.rn.gov.br/.

- Procure a “ÁREA SEI – SESAP/RN” e clique no ícone “CADASTRO USUÁRIO SEI EXTERNO”.


- Preencher as informações solicitadas tento atenção para os seguintes itens:

- O e-mail solicitado no item “Dados de Autenticação” deverá ser um e-mail válido, uma vez que servirá para recebimento das comunicações;

- Criação de uma senha (com no mínimo 08 caracteres, sendo apenas letras e números);

- Esta senha, juntamente com o e-mail cadastrado, será a chave para assinatura dos documentos. Portanto, é de inteira responsabilidade do servidor o gerenciamento dessa senha. 

 

2. Após realizar o cadastro, o RH da unidade deve solicitar a liberação no ícone “SOLICITAR LIBERAÇÃO PARA ACESSO SEI EXTERNO RN”.


- Escolher a opção: “SOLICITAÇÃO LIBERAÇÃO INDIVIDUAL SEI EXTERNO”

- Preencher os dados corretamente solicitados.

 

3. Somente após receber o e-mail confirmando a liberação, que é possível a disponibilização dos documentos para assinatura.

- Demais dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: sei.sesap@gmail.com.

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9.     Como cadastrar terceiros (fornecedor, advogado etc.) no SEI EXTERNO?

O cadastro deve ser realizado pelo próprio interessado acessando nosso portal pelo link: https://gti.saude.rn.gov.br/.

- Procure a “ÁREA SEI – SESAP/RN” e clique no ícone “CADASTRO SEI EXTERNO - FORNECEDOR”.


- Seguir o passa a passo conforme indicado na página.

- Demais dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: sei.sesap@gmail.com.

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10. Como disponibilizar um processo para ser consultado por um USUÁRIO EXTERNO (fornecedores, advogados, terceiros etc.).

Podemos permitir o acesso aos interessados de um processo que tenha apenas ACESSO EXTERNO ao SEI, caso o interessado não esteja previamente cadastrado no SEI EXTERNO deve realizar esse cadastro no link: Passo-a-Passo Cadastro SEI EXTERNOEssa disponibilização deve ser feita pelo setor responsável pelo processo ou por qualquer setor onde o processo tenha tramitado. A disponibilidade é dada somente por um período de tempo determinado.

Para disponibilizar o processo siga o passo-a-passo:

1. Clicar no número do processo.

2. Selecionar o ícone: “Gerenciar Disponibilizações de Acesso Externo”.

 

3. O sistema irá abrir a tela de “Gerenciar Disponibilizações de Acesso Externo”:

 

4. Selecionar o e-mail da unidade na barra de rolagem do campo específico. Caso não tenha e-mail cadastro solicitar via SEI o cadastro do e-mail da unidade.

5. Preencher os campos “Destinatário” e “e-mail do Destinatário”. Quando o usuário externo já está cadastro no sistema, ao digitar irá aparecer seu nome completo seguido do endereço de e-mail. Caso o destinatário do acesso não esteja previamente cadastrado no sistema, deve realizar esse cadastro no link: Passo-a-Passo Cadastro SEI EXTERNO.

6. Informar o motivo da disponibilização do acesso no campo “Motivo”.

7. Selecionar o tipo de disponibilização. Selecione a opção “Acompanhamento Integral do Processo” para disponibilizar o acesso a todos os documentos ou “Disponibilização de Documentos” para indicar quais documentos devem ser disponibilizados.

8. Informar um período em dias para disponibilidade do acesso no campo “Validade (dias) ”.

9. Finalize a disponibilização informando sua senha de acesso.

- Demais dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: sei.sesap@gmail.com.

 

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